DEFIM

Mariana Garabini Cornelissen Hoyos

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), no campus Alto Paraopeba. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos, anéis, loops, álgebras de grupos e álgebras de loops. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5143384844606031 (16/07/2024)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Alto Paraopeba. Rod. MG 443, Km 7 Fazenda do Cadete 36420000 - Ouro Branco, MG - Brasil Telefone: (031) 37497316 URL da Homepage: www.ufsj.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2022-Atual. A Álgebra do Cubo Mágico
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador / Jaqueline de Castro Silveira - Integrante.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    2. 2022-Atual. Jordan Nilpotência em Aneis de Grupo
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Integrante / Osnel Broche Cristo - Coordenador / Rodrigo Lucas Rodrigues - Integrante.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    3. 2019-2020. Anéis de Grupo e o Teorema de Perlis-Walker (PPC/FAPEMIG)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador / José Vinícius de Moraes - Integrante / Liliane de Paula Gonçalves - Integrante.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    4. 2017-2018. Anéis Alternativos, Loops de Moufang e Anéis de Loop (PPC/FAPEMIG)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador / Karina Azevedo Pacheco - Integrante / Natiele Elisa dos Santos Campos - Integrante.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    5. 2016-2017. Códigos Cíclicos e Ideais em Álgebras de Grupos (PPC/FAPEMIG)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador / Maria Tereza Maciel Dias - Integrante / André Marcos Ferreira - Integrante.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    6. 2016-Atual. Códigos Corretores de Erros
      Descrição: A teoria dos códigos corretores de erros. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador / Rafael Ribeiro de Assis Melo - Integrante / Isabella Fonseca Araujo - Integrante / Lucas Diego Antunes Barbosa - Integrante / José Silvino Dias - Integrante / Renata Moura - Integrante. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    7. 2014-Atual. Problema do Isomorfismo para Álgebras de RA Loops sobre os Racionais
      Descrição: É natural se perguntar até que ponto o conhecimento da estrutura e propriedades de uma álgebra de loop podem determinar a estrutura do loop. Nesse sentido, esse projeto pretende estudar o problema do isomorfismo para RA loops finitamente gerados sobre o corpo dos números racionais, isto é, dado um RA loop finitamente gerado L e um outro loop M tal que QL é isomorfo a QM, será que L é isomorfo a M? Muito já se sabe sobre o problema do isomorfismo para RA loops de torção sobre Z e para os RA loops finitos sobre Q. Com relação aos RA loops finitamente gerados, sabe-se que se L1 e L2 são dois tais loops então uma das condições necessárias para que suas álgebras de loops sejam isomorfas é que L1 / L?1 seja isomorfo a L2 / L?2 onde L? é o subloop de L gerado pelo seu único comutador-associador não identidade. A partir desse resultado e da classificação dos RA loops finitamente gerados obtida em minha tese de doutoramento, pretende-se estudar a estrutura de L/L? para dar uma resposta ao problema do isomorfismo para esse tipo de RA loops.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    8. 2010-2011. Construindo um Codificador - PIIC/UFSJ
      Descrição: Não só o ser humano é passível de erros, como já dizia o antigo ditado ?Errar é Humano?, mas também as máquinas. Mesmo com tanta sofisticação tecnológica, não estamos livres de um erro cometido por uma máquina. Por exemplo, um canal de transmissão pode sofrer algum tipo de interferência (interna ou externa) e não enviar corretamente uma determinada mensagem. Para tentar minimizar ou até mesmo solucionar esse problema, teve origem a Teoria dos Códigos Corretores de Erros, que é o principal objeto dessa pesquisa. A Teoria dos Códigos Corretores de Erros se baseia no acréscimo organizado de dados à informação que se quer transmitir, para possibilitar a detecção e correção de possíveis erros de transmissão no processo de recuperação da informação. Este projeto de pesquisa consiste em construir um codificador de canal, que é responsável por transformar o código da fonte em código de canal, e também construir um decodificador de canal que é responsável por decodificar o código de canal em código da fonte, detectando e corrigindo os possíveis erros na transmissão e recepção desse código.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador / Kleverson Raphael de Almeida Barbosa - Integrante.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    9. 2010-2011. Origami e Matemática - PIBIC Jr/FAPEMIG
      Descrição: Origami é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos através de dobras geométricas de um pedaço de papel, sem cortá-lo ou colá-lo. Praticado por séculos como atividade lúdica e artística, só recentemente o origami passou a ser atração acadêmica como objeto de estudos científicos. A prática e o estudo do Origami envolvem vários tópicos relevantes da Matemática. A simples dobradura de um pedaço de papel pode ser usada para descrever movimentos e processos na natureza e na ciência como o batimento das asas de um pássaro ou a deformação da capota de um automóvel em uma colisão. Desse modo, o Origami tornou-se nas últimas duas décadas inspiração para a busca de soluções de sofisticados problemas matemáticos e/ou tecnológicos. Além disso, essa antiga técnica de dobradura de papel também pode ser utilizada como uma estratégia para motivar os alunos no aprendizado da Matemática, já que através do Origami podemos explorar alguns conteúdos programáticos tais como geometria, frações e funções.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador / Cássia de Oliveira Pereira Matos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    10. 2009-2010. Matemática na Prática - PIBIC Jr/FAPEMIG
      Descrição: O projeto tem como objetivo apresentar a um estudante do Ensino Médio diversas aplicações práticas e cotidianas da Matemática tais como: a matemática dos códigos de barras, a matemática do CPF, a matemática nas obras de arte, a matemática nos jogos digitais, a matemática na construção civil, dentre outras aplicações. Para isso será necessário que o estudante aprenda novos conteúdos matemáticos, o que fará com que ele compreenda melhor essa Ciência, desperte o interesse pela Pesquisa Científica e comprove o fato de que a Matemática não é apenas um emaranhado de fórmulas e cálculos que não servem para nada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador / Diego Henrique Barbosa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.
    11. 2006-2006. Técnicas de Criptografia Simétrica e Assimétrica (enfoque nos algoritmos DES e RSA)
      Descrição: Com o advento da Internet e das novas tecnologias de comunicação, o acesso e a transmissão de dados chegam a um número muito maior de pessoas, criando também novos paradigmas quanto ao aceso e transmissão desses dados. Não basta apenas que possamos transmitir uma informação, mas é de extrema importância a confidenciabilidade, para garantir que apenas os receptores autorizados terão acesso ao dados transmitidos. Nesse contexto é fácil ver a importância da Criptografia, que nos permite transmitir os dados de forma segura, protegendo os dados de acesso não autorizado. A utilização de um algoritmo de criptografia é em alguns casos, um pré-requisito básico para alguns tipos de aplicações computacionais. Exemplos são aplicações de Internet Banking e aplicações que controlam as transações de e-commerce. Entretando, um fator importante para a utilização de um mecanismo de criptografia é a escolha do tipo de algoritmo a ser utilizado: deve-se sempre levar em conta as relações entre segurança, performance e custo proporcionado por cada um dos algoritmos. Na criptografia, destacam-se 2 importantes modelos: a Criptografia Simétrica e a Criptografia Assimétrica. Na utilização desses modelos, temos 2 algoritmos que são amplamente utilizados e testados: o DES (Data Encryption Standart) que utiliza a criptografia simétrica e o RSA (Rivest, Shamir e Adleman) que se fundamenta na criptografia assimétrica. Para utilizarmos um ou outro método devemos entender a fundamentação matemática de cada um para que possamos aplicá-lo de forma satisfatória, equilibrando a relação entre segurança, performance e custo de cada um dos métodos e algoritmos utilizados .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos - Coordenador / Rodrigo da Silva Soares - Integrante.
      Membro: Mariana Garabini Cornelissen Hoyos.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. II Reunião da Rede Mineira de Matemática.Jordan Nilpotência em Anéis de Grupos. 2023. (Outra).
    2. VIII Workshop de Matemática e Matemática Aplicadas.Jordan Nilpotência em Anéis de Grupo. 2023. (Seminário).
    3. III Workshop do PROFMAT UFSJ.A Matemática dos QR Codes. 2020. (Outra).
    4. III Workshop de Matemática e Matemática Aplicada.Uma extensão do Teorema de Perlis-Walker. 2018. (Seminário).
    5. I Workshop do PROFMAT - UFSJ.Impacto do PROFMAT na atuação profissional de egressos.. 2018. (Encontro).
    6. Vigésima Quinta Escola de Álgebra. O que é um Loop?. 2018. (Congresso).
    7. Brazilian Meeting on Loops and Nonassociative Systems. Classifying Fiintely Generated Indecomposable Ring Alternative Loops. 2017. (Congresso).
    8. II Workshop em Matemática e Matemática Aplicada.Códigos de Reed Muller. 2017. (Outra).
    9. XIV Seminário dos Coordenadores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017.DIvulgaMAT. 2017. (Seminário).
    10. 24th Brazilian Álgebra Meeting. 2016. (Congresso).
    11. Second Workshop in Groups and Algebras. 2015. (Encontro).
    12. I Greenlight for Girls in Brazil.Sessão Cinema. 2012. (Outra).
    13. X Congresso de Produção Científica. Construindo um Codificador. 2012. (Congresso).
    14. X Semana de Extensão Universitária. Capacitação em Softwares Matemáticos. 2012. (Congresso).
    15. 5.o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Capacitação em Softwares Matemáticos. 2011. (Congresso).
    16. I Colóquio de Matemática da Região Sudeste. 2011. (Congresso).
    17. I Colóquio de Matemática da Região Sudeste. 2011. (Outra).
    18. Workshop em Grupos e Álgebras. 2011. (Outra).
    19. II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Matemática na Prática. 2010. (Outra).
    20. I Seminário de Formação Pedagógica Docente. 2010. (Seminário).
    21. IX Congresso de Produção Científica da UFSJ. Matemática na Prática. 2010. (Congresso).
    22. IX SEMEX - Semana de Extensão Universitária.Capacitação em Softwares Matemáticos. 2010. (Outra).
    23. XVIII Latin American Algebra Colloquium. Classifying Indecomposable RA Loops. 2009. (Congresso).
    24. VIII Seminário PROGRAD: A formação geral no ensino superior. 2006. (Seminário).
    25. VI Seminário PROGRAD - Ensino Superior e Tecnologias de Informação e Comunicação. 2005. (Seminário).
    26. 2.o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2004. (Congresso).
    27. Escola de Álgebra. 2004. (Outra).
    28. International Conference in honour of Prof. César Polcino Milies on the occasion of his 60th birthday. 2004. (Outra).
    29. IV Seminário PROGRAD Ensino de Graduação: Práticas Investigativas na Graduação: Articulação Ensino-Pesquisa-Extensão. 2004. (Seminário).
    30. V Seminário PROGRAD: Estágios Curriculares - significado na formação profissional. 2004. (Seminário).
    31. Workshop em álgebras de grupos e tópicos relacionados.Classificação de alguns 2-grupos indecomponíveis. 2004. (Outra).
    32. II Seminário da Matemática: Conhecimento de Matemática e Formação de Professores.Geometria e Arte: A obra de M.C. Escher. 2003. (Seminário).
    33. 1.o Workshop em Análise Não Linear e EDP's. 2002. (Outra).
    34. Ciclo de Palestras Didático-Pedagógicas. 2002. (Outra).
    35. XIII Encontro Brasileiro de Topologia. 2002. (Encontro).
    36. Encontro de Álgebra 2002. 2002. (Encontro).
    37. School and Conference on Intersection Theory and Moduli. 2002. (Outra).
    38. 23 Colóquio Brasileiro de Matemática. 2001. (Outra).
    39. 22 Colóquio Brasileiro de Matemática. 1999. (Outra).
    40. I Semana de Pós Graduação da UFMG.Sêxticas Simétricas Pares Positivas Semi-Definidas. 1999. (Outra).
    41. VII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Geometria Hiperbólica. 1998. (Outra).
    42. X Escola de Geometria Diferencial.X Escola de Geometria Diferencial. 1998. (Outra).
    43. XV Escola de Álgebra. 1998. (Outra).
    44. 21 Colóquio Brasileiro de Matemática. 1997. (Outra).
    45. 5.a SBPC Jovem / 49.a Reunião Anual da SBPC.Sala de Demonstrações e Lojinha de Brinquedos Científicos. 1997. (Outra).
    46. V Semana de Iniciação Científica da UFMG.Estudo Vibracional do Topázio Imperial. 1996. (Outra).
    47. XIV Escola de Álgebra. 1996. (Outra).
    48. XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia. Determinação quantitativa dos componentes da fase carbônica das inclusões fluídas aquo-nitro-carbônicas da mina de ouro de São Bento, Santa Bárbara, MG.. 1996. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. OTTONI, A. G. S. ; FARGNOLI FILHO, H. G. ; OTTONI, J. E. ; HOYOS, M. G. C. ; Souza, G. R. de. V Workshop de Matemática e Matemática Aplicada. 2020. Congresso
    2. CORNELISSEN, M.G.; GIULIANI, M. L. M. ; BARROS, D. A. S. ; RODRIGUES, R. L. ; PIRES, R. M. ; ANJOS, G. S. ; OLIVEIRA, E. A. J. ; SANTOS, T.. II Brazilian Meeting on Loops and Nonassociative Systems. 2019. Congresso
    3. CORNELISSEN, M.G.; SOUZA, G. R. ; OTTONI, A. S. ; PEREIRA, A. C. ; AMENT, D. A.. IV Workshop de Matemática e Matemática Aplicada. 2019. Congresso
    4. HOYOS, M. G. C.; I Workshop do PROFMAT - UFSJ. 2018. (Outro).. . 0.
    5. Cornelissen, Mariana Garabini; FABRINO, D. L. ; SILVA JUNIOR, M. C.. XVI Congresso de Produção Científica e Acadêmica. 2018. Congresso
    6. Cornelissen, Mariana Garabini; DivulgaMAT. 2017. (Exposição).. . 0.
    7. HOYOS, M. G. C.; FABRINO, D. L. ; SILVA JUNIOR, M. C.. XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFSJ. 2017. Congresso
    8. HOYOS, M. G. C.; SOUZA, G. R. ; CRISTO, O. B. ; LOURENCO, F. ; FILHOA, H. G. F.. II Workshop em Matemática e Matemática Aplicada. 2017. Congresso
    9. Cornelissen, Mariana Garabini; SILVA JUNIOR, M. C. ; FABRINO, D. L.. XXIII Seminário de Iniciação Científica. 2016. Congresso
    10. Cornelissen, Mariana Garabini. XIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ. 2015. (Congresso).. . 0.
    11. Cornelissen, Mariana Garabini; DOZINEL, K. B. V. T. ; PAIVA, R. ; URZEDO, A. P. ; PINTO, E.. I Greenlight for Girls in Brazil. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 20/07/2024 12:12:10